quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é viver?

Às vezes, a vida nos reserva cada coisa que  não imaginamos, não estamos esperando, e você recebe uma surpresa!

Oba! Surpresa, eu gosto de surpresa, gosto de receber presentes fora de época, gosto de ser lembrada em algum post de outro blog, de ser acordada de uma forma especial e outras coisas nesse sentido.

O ruim é quando você recebe uma surpresa inesperada* e triste. Alguém que você conhece está passando por uma dificuldade financeira, ou talvez esteja doente e/ou, consequentemente, internado.

O mais doloroso, sem dúvida, é quando vem uma notícia de falecimento. Será que existe algo pior do que isso?

Eu digo a vocês que existe! Alguém novo, aparentemente alegre, divertido, de uma hora para a outra decide não viver mais. E executa a decisão.

Quando você escuta isso em um noticiário, por comentários alheios ou algo assim, parece ser algo distante. Mas, de repente, alguém bem próximo vem e te conta: Aquela pessoa se matou. Aquele que já riu com você, tirou foto, contou uma piada, partiu para sempre. E por decisão própria.

Mesmo não sendo uma pessoa tão presente em minha vida, eu senti com isso. E fiquei a pensar mais uma vez: Qual o valor de nossa vida? Até que ponto a vontade de acabar com tudo supera a vontade de modificar tudo?

Eu sou mais favorável ao recomeço. Do zero, renascer. Idealizar a vida de outra forma. Levantar, sacudir a poeira, dar a volta por cima! Mas, cada ser humano tem sua consciência, sabe até onde vai o seu limite. O tempo dele acabou. Ou foi brutalmente interropido, por uma decisão própria.


* surpresa inesperada é um pleonasmo, eu sei, porém foi escrito propositalmente, para enfatizar a ideia.

4 comentários:

  1. ...Pensar que você não verá mais aquela pessoa entrar pela aquela porta com aquele sorriso...

    Mesmo quando você não é proximo dessa pessoa, isso te afeta... Te afeta a idéia de que alguém decidiu não viver mais. A morte e a vida são ICÓGNITAS para a nossa mente. Nós não sabemos de fato definir por consciência própria.. Porque nascemos e nem porque temos que morrer. Foi feito pra ser assim, é só o que eu sei dizer...Viver..e não saber o dia certo que vamos morrer. Mas é tão brutal quando alguém resolve por fim a própria vida. Deve ter mais motivos do que a gente possa entender de fato...Isso não acontece sem porque...Por isso fiz um POST por causa do mesmo fato, em uma pequena frase...se quiser conferir www.nadistraida.blogspot.com
    Beijos Lindona!

    ResponderExcluir
  2. oI LARI, ACONTECEU ISSO COM UM PRIMO DE QUARTO GRAU (ACHO) MEU LÁ EM MINAS GERAIS, DEIXOU MULHER, FILHOS, TUDO E SE MATOU, O MAIS DIFICIL FOI PARA QUEM FICOU, QUE NÃO TEVE O MESMO ATO DELE, MAS TEVE QUE JUNTAR TODOS OS CACOS DA ALMA PARA RECOMEÇAR, SEM MARIDO, SEM PAI, SEM AQUELE AMIGO E NA CABEÇA DESSAS PESSOAS FICA A PERGUNTA : SERÁ QUE EU PODIA TER FEITO ALGUMA COISA?
    ACHO QUE A VIDA É FODA, FODA MESMO, TEM HORAS QUE DÁ VONTADE DE SUMIR, MAS VALE A PENA TENTAR, PELO SORRISO DA MÃE DANDO BOM DIA, OU PELO ALMOÇO FEITO COM CARINHO, PELO PAI QUE TRABALHA A VIDA INTEIRA PARA DAR MELHORES CONDIÇÕES PARA OS FILHOS, PELOS FILHOS QUE QUEREM ORGULHAR OS PAIS, OU PELOS AMIGOS QUE FALAM UM MONTE DE BESTEIRAS E TE FAZEM RIR.
    A VIDA É MUITO VALIOSA PARA SER JOGADA FORA.

    ResponderExcluir
  3. Oi Góis, Oi Na, obrigada pelos seus comentários!
    É bom ver que tem muita gente que ama a vida e pretende viver muuuito ainda...não quero ter que escrever novamente sobre algo tão triste por aqui!

    Um beijão!

    ResponderExcluir